Perdeu ou teve o celular roubado: o que fazer agora? Passo a passo para proteger seus dados e tentar recuperar seu aparelho

O que fazer quando o telefone é roubado ou perdido. Perder o celular ou ser vítima de roubo é uma situação extremamente estressante. De fato, além do valor financeiro, os aparelhos armazenam dados pessoais, fotos, senhas, acesso a bancos e redes sociais e muito mais. Veja o passo a passo do que fazer imediatamente:

1- Tente localizar o aparelho

Contudo use as ferramentas oficiais de rastreamento para tentar localizar o celular:

Se o celular estiver ligado e com internet, você verá a última localização e poderá fazer toques, bloquear ou apagar os dados remotamente.

2- Bloqueie o chip (linha telefônica)

Em seguida entre em contato com a operadora e solicite o bloqueio do chip. Isso impede que usem sua linha para aplicar golpes pelo WhatsApp, chamadas ou SMS.

Telefones das operadoras:

  • Claro: 1052
  • Sercomtel: 1051
  • TIM: 1056
  • Vivo: 1058

3- Altere senhas imediatamente

Além disso, acesse de outro dispositivo ou computador e troque todas as suas senhas, começando pelas mais importantes:

  • Google / Apple ID
  • WhatsApp
  • Bancos e aplicativos financeiros
  • Redes sociais
  • E-mail

4- Apague os dados do celular remotamente

No entanto, se ainda não conseguiu recuperar o aparelho, use os links de rastreamento para apagar tudo remotamente:

  • Android: “Apagar Dispositivo” pelo Find My Device
  • iPhone: “Apagar iPhone” pelo iCloud

5- Faça um Boletim de Ocorrência (B.O.)

Em seguida, f aça um Boletim de Ocorrência, entregue para a operadora e guarde-o

  • Serve para se proteger legalmente caso usem seu nome em golpes.
  • Pode ser feito online (em muitos estados do Brasil) pelo site da Polícia Civil.

6- Bloqueie o IMEI

O IMEI é um número único do seu aparelho (15 digitos)

Como descobrir o IMEI:

  • Veja na nota fiscal ou na caixa do aparelho.
  • Caso tenha acesso à sua conta Google, você pode encontrá-lo neste link , faça o login depois clique no modelo do celular, logo em seguida no ícone de engrenagem. Assim mostrará o número do IMEI (15digitos)’

Logo após, ligue para a operadora e peça o bloqueio do IMEI.

7- Informe ao banco e apps de pagamento

Logo depois, avise imediatamente o seu banco e qualquer outro app financeiro instalado no celular (como PicPay, Mercado Pago, Nubank, etc.). Eles podem fazer bloqueios preventivos para evitar movimentações indevidas.


Em resumo:

  • Ative o bloqueio por biometria e senha forte.
  • Nunca salve senhas visíveis no celular.
  • Use autenticação em duas etapas em todos os apps importantes.
  • Considere contratar um seguro para smartphone.

Perdeu ou foi roubado? Siga estes passo a passo e reaja rápido! Quanto mais cedo agir, menores são os riscos de prejuízos financeiros ou vazamento de dados.

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