Perdeu ou teve o celular roubado: o que fazer agora? Passo a passo para proteger seus dados e tentar recuperar seu aparelho

O que fazer quando o telefone é roubado ou perdido. Perder o celular ou ser vítima de roubo é uma situação extremamente estressante. De fato, além do valor financeiro, os aparelhos armazenam dados pessoais, fotos, senhas, acesso a bancos e redes sociais e muito mais. Veja o passo a passo do que fazer imediatamente:

1- Tente localizar o aparelho

Contudo use as ferramentas oficiais de rastreamento para tentar localizar o celular:

Se o celular estiver ligado e com internet, você verá a última localização e poderá fazer toques, bloquear ou apagar os dados remotamente.

2- Bloqueie o chip (linha telefônica)

Em seguida entre em contato com a operadora e solicite o bloqueio do chip. Isso impede que usem sua linha para aplicar golpes pelo WhatsApp, chamadas ou SMS.

Telefones das operadoras:

  • Claro: 1052
  • Sercomtel: 1051
  • TIM: 1056
  • Vivo: 1058

3- Altere senhas imediatamente

Além disso, acesse de outro dispositivo ou computador e troque todas as suas senhas, começando pelas mais importantes:

  • Google / Apple ID
  • WhatsApp
  • Bancos e aplicativos financeiros
  • Redes sociais
  • E-mail

4- Apague os dados do celular remotamente

No entanto, se ainda não conseguiu recuperar o aparelho, use os links de rastreamento para apagar tudo remotamente:

  • Android: “Apagar Dispositivo” pelo Find My Device
  • iPhone: “Apagar iPhone” pelo iCloud

5- Faça um Boletim de Ocorrência (B.O.)

Em seguida, f aça um Boletim de Ocorrência, entregue para a operadora e guarde-o

  • Serve para se proteger legalmente caso usem seu nome em golpes.
  • Pode ser feito online (em muitos estados do Brasil) pelo site da Polícia Civil.

6- Bloqueie o IMEI

O IMEI é um número único do seu aparelho (15 digitos)

Como descobrir o IMEI:

  • Veja na nota fiscal ou na caixa do aparelho.
  • Caso tenha acesso à sua conta Google, você pode encontrá-lo neste link , faça o login depois clique no modelo do celular, logo em seguida no ícone de engrenagem. Assim mostrará o número do IMEI (15digitos)’

Logo após, ligue para a operadora e peça o bloqueio do IMEI.

7- Informe ao banco e apps de pagamento

Logo depois, avise imediatamente o seu banco e qualquer outro app financeiro instalado no celular (como PicPay, Mercado Pago, Nubank, etc.). Eles podem fazer bloqueios preventivos para evitar movimentações indevidas.


Em resumo:

  • Ative o bloqueio por biometria e utilize uma senha forte.
  • Nunca salve senhas visíveis no celular.
  • Use autenticação em duas etapas em todos os apps importantes.
  • Considere contratar um seguro para smartphone.

Perdeu ou foi roubado? Siga estes passo a passo e reaja rápido! Quanto mais cedo agir, menores são os riscos de prejuízos financeiros ou vazamento de dados.

Por fim, caso necessite de maiores informações ou deseje comprar um novo aparelho fale conosco https://mixcellcelulares.com.br/loja/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *